Apps

Os 5 melhores aplicativos de produtividade para iPhone e Android (Jan/2020)

Compartilhe

Todo início de ano é a mesma coisa (pelo menos pra mim)! Começo a pesquisar maneiras de ser menos procrastinador e produzir mais e melhor. Esses dias me peguei pensando e pesquisando se tenho todos os aplicativos (que vou chamar de apps neste artigo) de produtividade que realmente preciso e se os que tenho são de fato os melhores pra minha necessidade.

Então resolvi escrever este artigo indicando 5 apps incríveis pra melhorar sua produtividade. É importante observar que fica aqui a minha experiência e a minha necessidade. Pode ser que pra você a melhor opção seja outra ou até sua necessidade seja diferente da minha, afinal, tem gente que prefere outras formas ou o velho (mas eficiente) papel e caneta. Então vamos lá!

1 – Trello (Grátis: iOS / Android)

O Trello é um app incrível e que serve pra uma infinidade de coisas ao mesmos tempo, desde um simples planejamento de dia até a organização de todo um time que está desenvolvendo determinado projeto. No Trello, você pode organizar diferentes quadros em diferentes colunas. Por exemplo, você pode organizar suas tarefas em diferentes quadros e agrupá-las nas colunas de acordo com a situação dessas tarefas (aguardando, fazendo e feito) por exemplo. O app é gratuito, mas você pode pagar para ter acesso aos Power-Ups, que são plugins que facilitam demais a sua vida e também auxiliam na interoperabilidade com outros apps.

Se você quiser, pode também utilizar o Trello para organizar seus lembretes e agendar uma determinada data e hora para que ele te notifique acerca do que você precisa fazer. É um verdadeiro canivete suiço e vale muito a pena dar uma conferida!

2 – 1Password (Pago: iOS / Android)

O 1Password é basicamente um armazenador e gerenciador de senhas. Você pode gerar senhas muito difíceis e que você mesmo não seria capaz de lembrar, em seguida armazenar estas senhas por lá de forma segura (criptografada) e apenas ter que lembrar a senha da sua conta no 1Password. É como se fosse um “atalho” pra todas as suas senhas e o melhor é que o 1Password tem vários plugins nos navegadores atuais pra que você tenha a melhor experiência possível sem ficar precisando digitar senha toda hora.

Segundo o techtudo, “buscando oferecer maior comodidade aos usuários, o programa conta com o recurso Go & Fill, que abre o seu navegador padrão já com a sua senha e login salvos na página. Outra função é a de armazenar senhas e dados seguros em um arquivo só no computador. Assim, cada vez em que você precisar criar um novo password, poderá salvá-lo para o mesmo destino. O arquivo é criptografado para manter a segurança de suas informações e você não precisa estar online para rever a senha, caso precise lembrá-la um dia”. O app pode ser testado gratuitamente por 30 dias e depois você paga uma pequena assinatura por mês pra que continue utilizando. Minha dica é: vá lá e teste! Se você possui muitas senhas e se suas informações valem dinheiro (nada de conta pessoal no facebook), acredito que o valor mensal vai ser irrisório pra você tamanho benefício que esse app pode te oferecer!

3 – Focus-To-Do (Grátis: iOS / Android)

Eu curto muito a Técnica Pomodoro, que é basicamente uma técnica de gestão de tempo. Segundo o site NaPratica, “A técnica foi desenvolvida no final dos anos 80 pelo italiano Francesco Cirillo, que procurava uma maneira de aumentar sua produtividade nos estudos durante os primeiros anos de universidade. Para isso, ele utilizou um timer de cozinha para organizar suas tarefas. Seu timer tinha o formato de um tomate (pomodoro, em italiano) e girava durante 25 minutos, emitindo um barulho forte ao final desse prazo. Nesse meio tempo, Cirillo se concentrava nas suas tarefas sem interrupções (mesmo!), mantendo-se 100% focado. Ao perceber os resultados satisfatórios, divulgou sua técnica em 1992″. Abaixo um video pra te ajudar a entender a técnica:

Existem vários apps que utilizam a Técnica Pomodoro, mas eu gosto bastante do Focus-To-Do! Se você quiser, ainda dá pra juntar a Técnica de Pomodoro com a Gestão de Tarefas. Segundo o próprio desenvolvedor, “Você pode adicionar e organizar suas tarefas em listas, iniciar o contador e focar no trabalho e no estudo. Além disso, você também pode definir lembretes, prioridades e adicionar notas. Ao final, você poderá verificar o tempo gasto em cada tarefa e em cada projeto”.

4 – OneNote (Grátis: iOS / Android)

Há quem prefira o Evernote, mas eu nunca consegui me acostumar com a simplicidade (e o preço) dele. O One Note, da Microsoft, me entrega mais opções com a interface que eu já estou acostumado (Microsoft Word) e pode ser sincronizado com meu smartphone e meu computador no trabalho.

O One Note é um app que simula uma mochila, onde você tem vários cadernos que tem várias matérias com várias páginas. A diferença é que você pode sincronizar entre todos os seus dispositivos, salvar na nuvem, anexar arquivos, desenhar, gravar sua voz etc. E o melhor? Pesquisar depois de acordo com o CONTEÚDO dos arquivos que você anexou em pdf.

Aconteceu um problema com seu notebook e seu smartphone e você tem uma apresentação urgente pra fazer? Não tem problema! Pega o notebook da firma ou de um amigo e acessa o site do One Note e baixa sua apresentação de lá. É simplesmente incrível e simples ao mesmo tempo!

Eu utilizo o One Note pra organizar minhas viagens, criando uma Caderno com o Destino e as Seções (matérias, lembra?) sendo os dias de viagem. Dentro das seções eu coloco o texto detalhando o que farei pela manhã, tarde e noite. Anexo mapas, anotações em áudio, valores, vouchers e tudo mais. Vale a pena você dar uma chance pra esse carinha show de bola!

5 – MindMeister – Mapa Mental (Freemium: iOS / Android)

Mapas mentais são ferramentas incríveis! Segundo o site GeekieGames:

Mapa mental é um diagrama que permite que você organize ideias de forma simples e lógica, representando-as visualmente, facilitando o processo de memorização.

Ele começa com um tema central, que evolui através de linhas ou “ramos” relacionando os subtópicos do tema.

É conhecido como um método de memorização que ajuda a aumentar o aprendizado. Foi criado com base no funcionamento do cérebro, que tem mais facilidade de organizar idéias de formas sistematizadas. É muito efetivo para:

  • Organizar matérias para revisar
  • Fazer planejamentos
  • Traçar objetivos
  • Organizar idéias em reuniões e em brainstorms
  • Atividades que necessitem de organização de idéias

Esse método foi criado pelo escritor inglês Tony Buzan, que é uma das maiores autoridades no estudo do cérebro, memória e aprendizagem.

O app Mindmeister te ajuda nessa missão! Você pode colaborar com sua equipe e criar um mapa mental compartilhado com várias pessoas, gerar apresentações dos seus mapas mentais e até gerenciar tarefas da sua equipe!

Segundo o desenvolvedor, O MindMeister é uma ferramenta online de mapeamento mental que permite que você capture, desenvolva e compartilhe suas ideias visualmente.

O MindMeister fica inteiramente na nuvem, o que significa que você não precisa baixar nenhum arquivo ou atualizar nada! Esteja trabalhando no Windows, Mac OS ou Linux, você sempre pode acessar seus mapas mentais diretamente no navegador.

É isso aí! Estes são os apps que tem feito muita diferença no meu dia-a-dia e espero que te ajude também a produzir mais em menos tempo e livre de distrações. Até a próxima!