Android

Como aumentar a velocidade do Android e voar nas costas do robozinho verde?

Compartilhe

Antigamente, os computadores ocupavam salas e andares em prédios comerciais e era um sonho para qualquer ser humano ter um destes. Atualmente temos mais poder em nossos bolsos do que existiam nessas salas. O Android é o sistema operacional mais utilizado do mundo em smartphones e é responsável por gerenciar todo esse “poder de fogo”, mas o que fazer quando esse poder já não é tão poderoso assim e começa a deixar a gente na mão?

Neste assunto, nosso pior inimigo é o tempo (e o cuidado com o aparelho, claro). Os apps aumentam de tamanho, de consumo de Memória RAM e de consumo de bateria. A bateria, por sua vez, diminui a performance e o disco rígido já tá cheio de lixo proveniente dos grupos de Whatsapp ou de restos mortais dos aplicativos deletados, ou ainda, daqueles aplicativos que foram baixados, mas nunca utilizados.

Beleza.. Vamos ao que interessa

Trocar launcher e tema

“Dependendo da fabricante, o Android possui uma interface diferente. A Motorola, por exemplo, traz um Android quase puro, enquanto a Samsung traz uma versão customizada com a TouchWiz. Essas modificações no sistema, apesar de serem oferecidas por suas próprias empresas, acabam impactando na performance.” Olhardigital

Você pode baixar um novo launcher, como o Go Launcher EX, Nova Launcher, Microsoft Launcher ou qualquer outro que deixe a interface menos pesada. Também pode escolher um tema mais rápido e que consuma menos recursos computacionais.

Instalar ROM Customizada

ROM é a versão do Android que está sendo utilizada. O Google desenvolve uma “versão base”, que fica disponível para quem quiser adaptar. Segundo o Canaltech, grupos de desenvolvedores independentes estudam o código fonte disponibilizado pelo Google e criam ROMs customizadas, como é o caso do CyanogenMod, para fornecer versões atualizadas a usuários que ainda possuem versões antigas do Android e não estão recebendo atualizações do fabricante do aparelho. 

Instalar uma ROM Customizada pode ser negócio por que vem com menos aplicativos instalados e algumas vezes até adaptado para a versão do seu aparelho. Tudo parece fácil né? Por que não fazer isso logo? Nem tudo são rosas, meu amigo.

Você deve fazer todas as etapas de instalação e correr todos os riscos, pois não vai ter garantia em caso de perda do aparelho. Prefira sempre as versões STABLE (estáveis), caso queira correr “menos” riscos.

Recupere espaço

Ao contrário do iPhone, a maioria dos Androids possui dois tipos de discos rígidos, um interno e outro externo (SD CARD). Você pode resetar o cartão externo através do menu Configurações ou utilizar algum aplicativo que te auxilie a limpar tanto os dados do disco interno quanto do disco externo. Um dos apps mais bem avaliados para este caso é o SD Maid – Limpador do Sistema.

Dê um fôlego para sua bateria

Você pode verificar no menu Configurações quais aplicativos mais estão sugando sua bateria e desinstalá-los ou limitar a atividade em segundo plano. É possível também reduzir o brilho da tela e desligar opções de conectividade pouco utilizadas, com o Bluetooth, Wi-Fi ou 4G. Sugestão de app: Juice Defender.

Por favor, eu disse POR FAVOR, remova o que você não usa!

Sim, eu apelei! Não adianta ter 30 aplicativos sendo apenas 5 utilizados. Eles vão consumir pelo menos: espaço, processamento de atualização em segundo plano e notificações. Essa talvez seja a dica mais simples e a mais efetiva deste post. Basta ir em Configurações > Aplicativos. Se precisar de ajuda pode utilizar o Files do Google, que inclusive pode ajudar você a limpar os arquivos temporários.

Impeça aplicativos de iniciarem junto com o sistema

O Startup Manager pode te ajudar a escolher o que será ou não iniciado junto com o seu Sistema Operacional. Isso ajuda o smartphone a iniciar mais rapidamente e também pode auxiliar em diminuir o consumo de memória RAM ao longo do tempo.

Desabilite as animações

Não sei você, mas pra mim isso não faz tanta diferença então prefiro desativar esses efeitos e ter uma maior performance na transição de menus e opções na utilização do smartphone.

Você pode ir em Configurações > Sobre o telefone > Informação sobre o software e dê sete toques sobre o Número de compilação para ativar o modo desenvolvedor.

Em seguida, acesse Configurações > Opções do desenvolvedor e procure pelas Escalas de animação. Configure todas para ter a animação desligada.

Resete seu celular com frequência

Algo que muita gente sabe, mas finge desconhecer é a necessidade de resetar/formatar/desinstalar tudo do smartphone depois de algum período de uso. Isso vai ajudar você a deixar seu aparelho sempre limpo e livre de “restos” de apps ou até vírus, caso você não seja um usuário tão cauteloso.

Bônus! A dica de ouro!

Acessando as Opções do Desenvolvedor, como ensinamos aqui acima, no tópico “Desabilite as animações”, você pode configurar o processamento de aplicativos em segundo plano!

Acessando Opções do Desenvolvedor > Aplicativos > Limites de processos em 2o plano, você pode escolher “Sem processos em segundo plano”, o que vai garantir que o app aberto no momento tenha toda memória disponível para sua perfeita execução. É importante observar que você pode notar a falta de uma notificação ou outra de algum aplicativo que deveria estar sendo executado em segundo plano e caso isso incomode você, é possível repetir os passos e voltar a configuração original, ou simplesmente desativando o modo desenvolvedor.

É isso! Aproveita e conta pra gente nos comentários se essas dicas resolveram seus problemas ou se tem alguma coisa que a gente esqueceu de mencionar aqui!