Memória RAM

O que é a Memória Intel Optane?

Compartilhe

Muita gente se pergunta o que é essa Memória Optane que tem aparecido em alguns notebooks, especialmente da Dell. É um tipo de Memória RAM? Dá pra comprar mais e fazer um upgrade? Leia mais e aproveite!

Segundo a Dell, a memória Intel Optane é uma solução de aceleração de sistema para a 7ª e a 8ª gerações das plataformas do processador Intel Core. Essa solução é fornecida em formato de módulo. Ao colocar essa nova mídia de memória entre o processador e um dispositivo de armazenamento baseado em SATA mais lento (disco rígido, SSD SATA ou SSH), é possível armazenar os dados e os programas comumente usados mais perto do processador, o que permite que os sistemas acessem essas informações mais rapidamente e melhora o desempenho geral dos sistemas.

Em outro post, a Dell também afirma que esta “Memória” acelera até 2x as tarefas cotidianas, 4.7x as cargas do notebook e até 1.4x o carregamento de arquivos grandes.

Em resumo, a memória Optane, acelera a comunicação entre o processador e o dispositivo de armazenamento, além de aprender os costumes do usuário, como quais aplicativos são mais usados e os horários de maior uso e prepara o processamento dessas informações previamente para que haja uma maior velocidade. Segundo a Dell, na maioria das vezes, esse ganho de desempenho é observado após algum tempo de uso. A unidade Optane identificará os arquivos que estão sendo solicitados e irá armazená-los em cache depois de duas a três reinicializações com um carregamento de sistema operacional entre elas. Em um sistema com imagem de fábrica e o Optane instalado e ativado, você deve esperar que o sistema seja usado por alguns dias para permitir que a aceleração do Optane entre em vigor, avaliando as solicitações de dados do disco rígido e possibilitando que os algoritmos determinem as solicitações de arquivo com mais probabilidade de serem repetidas, o que permitirá a aceleração dessas solicitações.

É importante saber que o módulo de memória Intel Optane não substitui a DRAM nem adiciona capacidade à DRAM. No entanto, ele pode ser adicionado à DRAM para aumentar o desempenho dos sistemas.

Duas perguntas que achei bem interessantes no site da Dell, foram a respeito do emparelhamento do Optane com o disco rígido:

Pergunta: Posso trocar o módulo Optane ou a unidade SATA por outro módulo ou outra unidade?
Resposta: Depois de emparelhar um módulo Optane e uma unidade de SATA, as unidades não serão intercambiáveis sem que, antes, elas sejam desemparelhadas. É possível mover o conjunto emparelhado como uma unidade de um sistema para outro como um sistema modelo.


Pergunta: Como emparelhar o módulo Optane e a unidade SATA?
Resposta: Os módulos Optane podem ser emparelhados e desemparelhados usando o Intel Rapid Storage Technology, o Optane versão 15.5.xx.xxxx ou uma interface do usuário superior. Você também pode desemparelhar o módulo Optane por meio do menu F12, na opção Device Configuration, para acessar as páginas de configuração do Optane no BIOS.

Na configuração do Optane no BIOS, selecione “De-concantonate” para desemparelhar o módulo Optane e a unidade SATA emparelhada.

Fonte: Dell

https://www.dell.com/support/article/br/pt/brdhs1/sln306745/m%C3%B3dulo-de-mem%C3%B3ria-optane-perguntas-frequentes?lang=pt

https://www.dell.com/pt-br/shop/intel-optane-memory/ab/intel-optane-memory