Adroid

Como resetar (factory reset) seu celular Android

Compartilhe

Todo mundo já precisou formatar/resetar/restaurar seu celular para as configurações de fábrica. Seja na hora de vendê-lo ou de passar o queridinho adiante para um familiar ou amigo. Saiba como fazer este processo no passo-a-passo adiante…

Antes de começar…

Precisamos entender os casos em que a restauração de fábrica é ou não necessário. Por exemplo, caso o seu Android esteja muito lento, com a bateria sendo “sugada” ou totalmente sem espaço, a restauração de fábrica deve ser analisada com carinho, por que ela pode resolver a maioria destes problemas. Um observação importante, é que não adianta resetar o aparelho e posteriormente instalar os mesmos aplicativos, esquecer de deletar as fotos e demais arquivos e continuar com os mesmos mau hábitos que te levaram a essa situação extrema.

A restauração de fábrica restaura (parece óbvio, não?) as configurações de sistema do seu dispositivo, deixando-o exatamente no estado em que ele estava quando saiu da fábrica, sem aplicativos extras, contatos, configurações ou qualquer tipo de dados, com a exceção daquilo que é padrão do Android (quem usa Samsung, por exemplo, vai perceber que alguns aplicativos extras também são instalados).

Como última observação, faça um backup do seu celular Android (ou pelo menos daquilo que você se importa) com sua conta Samsung, Google ou algum outro serviço antes de continuar, já que o factory reset vai apagar TUDO, como mencionado anteriormente.

Efetuando o factory reset

É possível fazer uma restauração de fábrica desde o menu de configurações do dispositivo, sendo este o método mais simples para realizar o processo. O design da interface pode variar de modelo para modelo, mas o processo é basicamente o mesmo:

  • Vá em Configurações > Fazer backup e redefinir; Coloque sua senha ou PIN se necessário;
  • Clique em Restaurar dados de fábrica > Restaurar telefone; Pode ser que você tenha que introduzir seu PIN outra vez;
  • Clique em Apagar Tudo;

Pronto! O seu dispositivo será reiniciado como novo. Agora você pode adicionar a sua conta do Google, Samsung, etc – a mesma que usou para fazer o backup – e recuperar todos os dados do seu telefone.

Existe outra maneira de fazer o factory reset, caso você não tenha acesso a tela do sistema, segundo o Android PIT:

Nota: Pode ser que o seu aparelho não tenha este processo traduzido para o português, portanto vou deixar ambas opções no tutorial.

  • Desligue o aparelho;
  • Pressione o botão de diminuir o volume e o botão de ligar por alguns segundos;
  • Na tela de opções use o botão para diminuir o volume para encontrar e destacar a opção Recovery Mode (Modo de recuperação);
  • Selecione-a com o botão de ligar;
  • Espere pela imagem do Android tristinho, aí pressione e segure o botão de ligar. Mantenha o botão pressionado, e ao mesmo tempo pressione e solte o botão de aumentar o volume;
  • Mais uma vez, use o botão para diminuir o volume para navegar. Clique em Wipe Data / Factory reset (Deletar dados / Restauração de fábrica). Use o botão de ligar para confirmar a seleção;
  • Use o botão para diminuir o volume para selecionar a opção Yes—Delete All User Data (Sim—Deletar todos os dados). Clique com o botão de ligar para confirmar;
  • Espere alguns minutos para que o processo se complete e escolha a opção Reboot (Reiniciar).

E mais uma vez, recupere seus dados com a conta com a qual fez o backup. Infelizmente, o jogo de botões mencionado acima não funciona com alguns aparelhos da Sony. Você pode tentar a seguinte combinação de botões:

  • Pressione o botão de ligar/desligar + botão de abaixar o volume + botão de aumentar o volume ao mesmo tempo para acessar o menu de opções;
  • Use o botão de abaixar o volume para navegar no sistema e encontrar a opção modo de recuperação (Recovery mode).
  • Selecione esta opção com o botão de aumentar volume ou com o botão de ligar/desligar;
  • A partir de aqui, siga as instruções do processo acima.

Para alguns aparelhos da Sony é necessário instalar o PC Companion – uma serie de ferramentas e aplicativos da fabricante – em um computador e reinstalar o software manualmente no dispositivo. Você pode encontrar mais informações no site oficial de suporte da Sony.

Fonte: AndroidPIT